sexta-feira, 28 de novembro de 2008


Robôs podem fazer cirurgias no espaço
Pequenos robôs, feitos por pesquisadores da Universidade de Nebraska, permitem que doutores façam cirurgias em pacientes no espaço. Com pouco mais de 7 cm de tamanho e o formato de um batom, o instrumento pode ser usado para fazer pequenos cortes controlados remotamente por cirurgiões em diferentes localidades.

Alguns robôs são equipados com câmeras e luzes, e podem enviar imagens para os doutores. Já outros têm ferramentas cirúrgicas que podem ser controladas remotamente. "Em nossa opinião, estes robôs substituirão as cirurgias abertas", segundo o doutor Dmitry Oleynikov em uma conferência. Oleynikov é um especialista em cirurgias com o mínimo possível de invasões e feitas com robôs, no centro médico da Universidade de Nebraska, em Ohama.

Funcionários esperam que, em 2006, a NASA ensine astronautas a usarem os robôs para que intervenções cirúrgicas possam ser feitas no espaço. Devido a atrasos na comunicação entre a Terra e as naves no espaço, os cirurgiões devem falar para os astronautas o que deve ser feito em uma cirurgia, segundo Oleynikov.

No entanto, na Terra, os médicos poderão controlar os robôs sem intervenção. Em campos de batalha, os robôs podem curar soldados feridos na linha de frente, segundo Shane Farritor, professora de engenharia que também participou do projeto.

Um comentário:

Unknown disse...

Bom o que posso dizer.
É que o blogger di vocês estãs
muito interesante..afinaal o assunto bem discutido hoje em dia e bem explicativo!.
parabéns e bom trabalho pra vocês..merece nota 10 rs..